Dia 17 de outubro, acontece em Nova Odessa a Conferência Municipal para a Revisão do Plano de Saneamento Básico. O evento terá início às 18h, no auditório do Paço Municipal, garantindo à população a oportunidade de participar ativamente na definição das diretrizes que irão nortear, nos próximos anos, as políticas de abastecimento de água, tratamento de esgoto, gestão dos resíduos sólidos e drenagem urbana.
O que está sendo revisto
De acordo com o diretor Técnico da Coden e membro do Conselho Municipal de Saneamento Básico (COMUSB), Rean Gustavo Sobrinho, a gestão dos resíduos sólidos foi o principal foco de mudança em relação à forma como os serviços de Saneamento Básico vêm sendo prestados no município.
“O texto a ser apresentado na Conferência prevê diferentes cenários de investimento no aumento da coleta de recicláveis e nas possibilidades de compostagem de resíduos orgânicos, tendo como principal objetivo a redução da quantidade de lixo que atualmente está sendo enviada para o aterro sanitário”, explicou ele.
O documento já está disponível para consulta no site da prefeitura municipal de Nova Odessa, www.novaodessa.sp.gov.br (na área da Coden), e também no site da Coden, www.coden.com.br. Clique aqui e confira.
Passos Anteriores
Na proposta de alteração foram considerados estudos técnicos e também a coleta de sugestões para identificar os principais desafios enfrentados pela cidade no que diz respeito à gestão dos resíduos sólidos.
O primeiro passo foi a construção de um texto base, elaborado pela NS Engenharia, empresa contratada pela Coden Ambiental, a concessionária dos serviços de Saneamento Básico do município. Em seguida, a proposta inicial foi submetida à Consulta Pública Virtual e teve a redação final aprovada pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico (COMUSB).
A partir de então, ocorreram os encontros preparatórios junto à população. Ao todo, foram realizadas três pré-conferências em diferentes escolas da rede municipal de ensino, que além de promoverem o contato de diversos segmentos sociais com a proposta aprovada pelo Conselho, também abriram novamente a possibilidade de apresentação de demandas e proposições.
Agora, a proposta segue para discussão e deliberação da Conferência.
Importância da participação popular
O evento é aberto a todos os cidadãos de Nova Odessa. Além dos moradores, representantes de organizações não governamentais, associações de bairro, empresas e instituições de ensino também podem participar. “A participação popular é fundamental para assegurar que as decisões tomadas reflitam os interesses e necessidades da comunidade”, afirmou Rean Gustavo Sobrinho.
Futuro da política de Saneamento Básico
O texto final a ser aprovado na Conferência será transformado em projeto de lei pela Prefeitura e seguirá para votação na Câmara Municipal. Depois de referendada, a nova política de Saneamento Básico do município poderá ser monitorada continuamente pelo COMUSB e demais agentes do setor para garantir sua eficácia.
Organização e inscrição
A Conferência Municipal para a Revisão do Plano de Saneamento Básico é organizada pela Prefeitura de Nova Odessa, em parceria com a Coden Ambiental. Os interessados em participar devem apresentar um documento de identificação e assinar a lista de presença. Agende-se e participe!
Data: 17 de outubro
Hora: 18h
Local: Auditório do Paço Municipal, Nova Odessa (Av. João Pessoa, 777)