Prefeitura de Nova Odessa, Coden e Consimares iniciam projeto piloto de compostagem de FLVs

A Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Parques, Jardins, Agricultura e Recursos Hídricos e da Coden Ambiental, e o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) da RMC (Região Metropolitana de Campinas), deram início neste mês a um projeto piloto de compostagem de FLVs (os resíduos orgânicos de frutas, legumes e verduras não aproveitados para consumo). O projeto acontece no mesmo espaço da compostagem do lodo da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo.

De acordo com a matéria divulgada pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa, a ideia da parceria é que a compostagem de FLVs sirva de “modelo” para os demais municípios do Consórcio. “Estamos recolhendo cerca de 500kg por dia de resíduos de FLVs do Supermercado Pague Menos, durante 20 dias, para verificar todos os aspectos da compostagem junto aos resíduos dos galhos e folhas triturados pela cidade com o triturador mecânico rebocável que recebemos do Governo do Estado de São Paulo ano passado”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente de Nova Odessa, Aryhane Massita.

A intenção, segundo ela, é reduzir principalmente o volume e o peso dos resíduos que são transportados para aterro sanitário (pois pagamos por tonelada), produzindo um adubo orgânico de qualidade para ser utilizado em hortas da cidade, no Viveiro Municipal e por agricultores rurais. Dentro de dois meses, será verificado quanto adubo essas 10 toneladas de FLVs geraram junto aos resíduos de podas, bem como a qualidade do adubo gerado.

Compostagem de lodo

A ETE Quilombo também desenvolve um projeto de compostagem de lodo. Atualmente, são produzidos no local mais de 5 toneladas de lodo por dia, que são destinadas para aterro sanitário. Porém, a intenção da Coden é que o material orgânico do esgoto possa ser processado na própria estação para ser reaproveitado em fins ambientais, como a adubação do solo em áreas públicas na cidade.

Em breve, o sistema vai operar com 100% da capacidade na produção de adubo orgânico classe D, o que significará, além de uma grande contribuição ao meio ambiente, uma redução significativa de custos, pois diminuirá as despesas com aterro sanitário, que são muito elevadas.

“Esta parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Consimares para a compostagem de FLVs está agregando mais experiência ao processo e nos permitindo testar as capacidades e aplicações da nossa unidade, que originalmente foi desenvolvida para a compostagem de lodo. Além disso, estamos contribuindo com a sustentabilidade ambiental”, avaliou a responsável técnica da ETE Quilombo, a engenheira química Camila Jorge Gomes.

Consimares

O Consimares foi instituído em 2009 com foco na gestão integrada de resíduos sólidos urbanos entre as cidades consorciadas. Dentre suas missões, estão a identificação das deficiências e potencialidades dos sistemas de limpeza urbana, coleta seletiva, coleta de lixo doméstico, hospitalar, de saneamento básico e de construção civil, sempre visando a destinação correta e sustentável dos resíduos. Atualmente, conta com as cidades de Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste.

Foto: Representantes do Consimares e da Coden no galpão de compostagem da ETE Quilombo.

Veja Também

Principais Serviços

Novo Portal
da Transparência

Siga-nos nas Redes

Concursos e
Processos Seletivos