A Coden é uma “S/A” (Sociedade Anônima) de economia mista por ações e capital fechado, criada e constituída, com a devida autorização legislativa pela Prefeitura Municipal de Nova Odessa na primeira gestão do prefeito Manoel Samartin, através da aprovação da Lei Municipal nº 606, de 25 de fevereiro de 1977. Seus Estatutos Sociais foram aprovados pelo Decreto Municipal nº 383, de 25 de março de 1977.
A ata da Assembleia Geral de constituição da Coden, realizada em 30 de março de 1977 e lavrada em 1º de abril do mesmo ano, foi registrada perante a Junta Comercial do Estado de São Paulo, sob nº 678.409/77, em 24 de maio.
Na época da fundação, a empresa foi constituída com 16 acionistas minoritários, todos pessoas físicas, tendo como acionista majoritária a própria Prefeitura Municipal de Nova Odessa, que até hoje detém 99,96% das ações.
A Companhia foi criada com o objetivo inicial de construir obras públicas municipais.
Em 1980, passou a ser a concessionária pública dos serviços municipais de Água e Esgoto, incorporando o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) da Prefeitura de Nova Odessa (que foi o primeiro órgão responsável pelo saneamento da cidade, fundado em 11 de dezembro de 1967).
Tais serviços foram outorgados à Coden pelo Decreto Municipal nº 540, de 23 de fevereiro de 1981, conforme autorização constante na Lei Municipal nº 752, de 30 de junho de 1980, e regulamentados pelo Decreto Municipal nº 541, de 24 de fevereiro de 1981.
Através do Decreto Municipal n° 3.183, de 10 de julho de 2018 foi transferido à CODEN o Manejo de Resíduos Sólidos, tendo início a prestação dos serviços em 10/janeiro/2019.
Assim, a Coden passou a ser responsável pela implantação, ampliação, administração e exploração, com exclusividade, dos serviços de abastecimento de água, bem como pela coleta, afastamento, tratamento e destinação final de esgoto sanitário do Município.
A estrutura superior da Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa compreende:
I – Assembleia Geral – Órgão soberano da empresa;
II – Conselho de Administração, que tem, na forma prevista em lei e no Estatuto, atribuições estratégicas, orientadoras e fiscalizadoras;
III – Conselho Fiscal;
IV – Diretoria composta de 3 membros sendo:
a. Diretor Presidente;
b. Diretor Financeiro;
c. Diretor Técnico;
V – Comitê de Elegibilidade Estatutário;
VI – Comitê de Auditoria Estatutário;
VII – Auditoria Interna.
A meta da Coden, como empresa responsável pela gestão dos serviços de Água e Esgoto no Município de Nova Odessa, é prestar, de maneira profissional e eficaz, serviços de Saneamento Básico a todos os consumidores residenciais, comerciais e industriais, abrindo caminho para o desenvolvimento perene e sustentável da cidade, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população, preservando o meio ambiente e universalizando o acesso às redes.
• Na primeira Assembleia Geral de 1977, de constituição da Coden, foram escolhidos para as primeiras composições destes órgãos:
Membros do Conselho Fiscal: Efetivos: Dante Antonio Gazzetta, Dorival Antonio Gazzetta e Milton Marques da Silva. Suplentes: Gilson Constâncio, Simão Welsh e Elinier Kokol.
Membros do Conselho de Administração: Efetivos: Moacir Vilela, Antonio Carlos de Almeida e José Francisco Gonçalves. Suplentes: Atayde Gomes, Dietrich Rudolf Frederick Otto Reibel e Tereza Aparecida Bassora.
Diretoria Executiva: Ismael Carlos Ferreira (Diretor Presidente) e José Carlos Aparecido Hansen (Diretor Financeiro).
• Miguel Ferreira foi o primeiro funcionário admitido pela Coden, em 13 de junho de 1977, com salário de Cr$ 1.310,74 por mês, para exercer a função de auxiliar de serviços gerais.
• O primeiro computador da Coden foi adquirido em 1989, para a impressão de contas de água
• De segunda a quinta-feira das 14h às 16h
• Sexta-feira das 14h às 15h.