A Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, aproveita as celebrações do Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, para estimular a compostagem doméstica como forma de reuso de materiais. De acordo com aa coordenadora de Educação Ambiental da empresa Caroline Mayara Pessoa, por meio dessa técnica, os resíduos orgânicos produzidos em casa, como cascas de frutas, legumes, folhas e restos de comida podem ser reaproveitados.
“Ao invés de jogar esses materiais no lixo comum, podemos colocá-los em uma composteira, que é um recipiente onde ocorre a decomposição dos resíduos por meio de micro-organismos e minhocas. O resultado desse processo é um adubo natural que pode ser usado para fertilizar plantas e hortas”, ensina Caroline.
Ela ainda destaca que a compostagem doméstica traz vários benefícios para o meio ambiente, pois reduz a quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários, diminui a emissão de gases de efeito estufa e melhora a qualidade do solo.
Com apenas três caixas plásticas empilháveis, uma torneira, uma furadeira, uma tela de mosquiteiro e serragem é possível fazer uma composteira doméstica. O processo é simples:
- Faça vários furos no fundo e nas laterais das duas caixas de cima. Esses furos vão permitir a circulação de ar e a drenagem do líquido da compostagem.
- Faça um furo na lateral da caixa de baixo e instale a torneira. Essa caixa vai coletar o líquido da compostagem, que pode ser usado como fertilizante diluído em água.
- Corte um pedaço de tela de mosquiteiro do tamanho do fundo das duas caixas de cima e fixe com cola ou fita adesiva. A tela vai impedir que as minhocas caiam na caixa de baixo.
- Coloque a caixa com a torneira em um local plano e protegido do sol e da chuva. Empilhe as outras duas caixas sobre ela, deixando a tampa da última caixa aberta.
- Coloque uma camada de serragem na primeira caixa e adicione as minhocas. As minhocas vão acelerar o processo de decomposição dos resíduos orgânicos.
- Adicione os resíduos orgânicos na primeira caixa, como cascas de frutas e verduras, borra de café, saquinhos de chá, etc. Evite colocar carnes, laticínios, óleos e alimentos cozidos, pois podem atrair pragas e causar mau cheiro.
- Cubra os resíduos orgânicos com outra camada de serragem para evitar moscas e odores. Feche a tampa da caixa.
- Repita o processo na segunda caixa quando a primeira estiver cheia. As minhocas vão migrar para a segunda caixa através dos furos do fundo.
- Quando as duas caixas estiverem cheias, o adubo da primeira caixa estará pronto para ser usado nas plantas. Retire a primeira caixa, esvazie o adubo e coloque-a novamente sobre a segunda caixa.
- Recomece o processo na primeira caixa.
Compostagem de FLVs e lodo
Atualmente, a Coden participa de um projeto piloto de compostagem de FLVs (resíduos orgânicos de frutas, legumes e verduras não aproveitados para consumo) que está sendo desenvolvido nas mesmas instalações de compostagem de lodo da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Quilombo.
Denominada “Composta Nova Odessa”, a iniciativa foi idealizada pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e conta com a parceria da Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O Composta Nova Odessa não é a única ação da Coden no reaproveitamento de resíduos orgânicos. O foco da ETE Quilombo é a compostagem de lodo. Atualmente, são produzidos no local mais de 5 toneladas de lodo por dia, que são destinadas para aterro sanitário. Porém, a intenção da Coden é que o material orgânico do esgoto possa ser processado na própria estação para ser reaproveitado em fins ambientais, como a adubação do solo em áreas públicas na cidade.
‘Em breve, o sistema vai operar com 100% da capacidade na produção de adubo orgânico classe D, o que significará, além de uma grande contribuição ao meio ambiente, uma redução significativa de custos, pois diminuirá as despesas com aterro sanitário, que são muito elevadas’, afirmou o diretor Técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho.
Campanha do Meio Ambiente
Na primeira semana de junho, a Coden está realizando uma campanha educativa direcionada aos seus colaboradores, consumidores e também aos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino sobre a importância do reuso de materiais para preservação ambiental. Entre as atividades estão oficinas sobre assoreamento, brincadeiras que abordam boas práticas ambientais e ações de estímulo à redução do impacto gerado pelo consumo no meio ambiente, que têm como destaque o desafio “Um dia sem plástico”.
Fotos: No destaque, compostagem de FLVs (resíduos orgânicos de frutas, legumes e verduras) nas instalações de compostagem de lodo da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Quilombo para o projeto Composta Nova Odessa; no detalhe, exemplos de composteira doméstica.