Em busca de uma redução nos custos de energia elétrica, a Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, marcou presença no workshop “Eficiência Energética para os Serviços de Água e Esgoto”, realizado nessa terça-feira (12/11) pela Elo Energia, em Araraquara (SP).
Fizeram parte da equipe da Coden o diretor financeiro, Brauner Feliciano; o diretor Técnico, Rean Gustavo Sobrinho; o gestor de Compras e Suprimentos, Reinaldo Formaggio e a assessora do departamento Jurídico, Leticia de Lima.
“Os custos com energia elétrica representam a segunda maior despesa da empresa e, por isso, é importante não só reduzir despesas, mas também promover eficiência”, afirmou o diretor financeiro.
Mercado de livre energia
Brauner também anunciou um importante passo da Coden nesta direção, que é a entrada no mercado de livre energia a partir de dezembro de 2024.
De acordo com ele, estão sendo investidos R$ 3,3 milhões para a aquisição de 14,8 mil megawatts diretamente de uma empresa comercializadora de energia vencedora de processo licitatório, a Boven, e a expectativa é uma redução de custos superior a 30% nos próximos dois anos.
“A grande vantagem é que essa energia será consumida até dezembro de 2026 sem sofrer variação de preços ou aumento de encargos do governo”, explicou o diretor financeiro.
Todas as unidades da Coden que operam em média tensão serão beneficiadas com a iniciativa, incluindo as estações de tratamento de água ETA 1 e ETA 2, a estação de tratamento de esgoto ETE Quilombo, as estações de captação de água ECA 1 (Recanto) e ECA 2 (São Jorge) e a casa de bombas do conjunto de reservatórios Klavin.
“Cerca de 90% do nosso consumo passará a ser comprado do mercado de livre energia, mas continuará a ser entregue pela CPFL, que é a responsável pelas redes de distribuição da nossa região”, informou o diretor Técnico, Rean Gustavo Sobrinho.