A Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, aproveita as celebrações do Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, para ressaltar a importância do reuso de água na preservação dos recursos naturais e na sustentabilidade hídrica. De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da empresa Caroline Mayara Pessoa, o reuso de água é uma prática que pode ser adotada tantos nas residências, como nas empresas.
Ela explica que existem diversas maneiras de praticar o reuso de água em casa. Uma das formas mais simples é captando a água da chuva que vem de telhados e calhas, armazenando-a em baldes ou cisternas. Outra, é reutilizar a água do enxague da máquina de lavar roupas. “Essa água do enxague da máquina pode ser utilizada para limpar pisos e vasos sanitários. E no caso da água de chuva, como não tem produtos químicos, ainda serve para lavar o carro e regar plantas”, complementou Caroline.
Reuso da Água no Tratamento de Água
A Coden também busca no reuso de água uma maneira de reduzir o seu impacto ambiental. Para isso, reaproveita a água das lavagens diárias dos seus filtros de água nas próprias estações de tratamento. “A água da lavagem vai para uma caixa de reuso e volta para o sistema de tratamento como água bruta. Essa técnica permite a redução do consumo de água e dos custos operacionais da estação, além de aumentar a eficiência da filtração”, ressaltou a coordenadora.
Além disso, a Coden realiza diversas ações para promover o uso racional e sustentável da água, como a instalação de macromedidores de vazão, a renovação dos hidrômetros residenciais e o estudo de alternativas para a disposição final do lodo das estações de tratamento de água e esgoto.
“Essas medidas visam garantir a qualidade e a disponibilidade da água e reforçam o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população de Nova Odessa, afirmou o presidente da Coden Elsio Alvaro Boccaletto.
Reuso da Água no Tratamento de Efluentes
Outra prática sustentável que visa aproveitar os recursos hídricos disponíveis na área urbana é o reuso da água resultante do tratamento de esgoto. Essa água pode ser utilizada para inúmeras finalidades, como geração de energia, refrigeração de equipamentos, aproveitamento nos processos industriais e limpeza de ruas e praças. As empresas que utilizam a água de reuso colaboram com a economia de água potável destinada ao abastecimento público.
Para o diretor Técnico da Coden Rean Gustavo Sobrinho, é impossível falar em preservação ambiental em Nova Odessa sem mencionar o reuso que é feito na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Quilombo para utilização na indústria. De acordo com ele, dos 110 litros de efluentes tratados em média por segundo na unidade, 6,3 litros são bombeados para utilização na linha de produção de uma indústria local do ramo têxtil e o restante é lançado no Ribeirão Quilombo em forma de água praticamente limpa.
“O reuso é uma tendência para o futuro. E a Coden está aberta para conversar com empresas interessadas, desde que estejam localizadas em áreas próximas à ETE e disponham de recursos para os investimentos necessários em bombeamento e rede de distribuição”, explicou o diretor Técnico.
Mas para que se transformem em água limpa, os efluentes percorrem uma longa jornada. Quando chegam à estação, passam por um sistema de grades, peneira e desareador para a remoção dos resíduos sólidos, que então são descartados em caçambas e posteriormente enviados para aterro sanitário. A parte líquida restante é bombeada para os reatores, onde ocorre a fase biológica do tratamento.
Nesses tanques, as bactérias digerem a matéria orgânica e o lodo é separado do líquido por decantação. Uma característica que diferencia a ETE Quilombo na região é a utilização de tecnologia holandesa que permite a decomposição do esgoto por bactérias anaeróbias e aeróbias no mesmo tanque, eliminando o odor forte do lodo e garantindo alta eficiência na remoção de poluentes.
No final desse processo, a água resultante já atende aos padrões de qualidade estabelecidos pela legislação ambiental para ser lançada nos corpos hídricos ou reutilizada em atividades que não exigem água potável. Ainda assim, é desinfectada com hipoclorito de sódio para eliminação de possíveis micro-organismos transmissores de doenças.
Além de atender 96% da população do município com tratamento de esgoto, a ETE Quilombo também desenvolve um projeto de compostagem de lodo, que visa reaproveitar o material orgânico do esgoto como fertilizante para áreas públicas na cidade.
Campanha do Meio Ambiente
Na primeira semana de junho, a Coden está realizando uma campanha educativa direcionada aos seus colaboradores, consumidores e também aos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino sobre a importância do reuso de materiais para preservação ambiental. Entre as atividades estão oficinas sobre assoreamento, brincadeiras que abordam boas práticas ambientais e ações de estímulo à redução do impacto gerado pelo consumo no meio ambiente, que têm como destaque o desafio “Um dia sem plástico”.
Foto: Lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água – ETA 1 com água de reuso.