Nova Odessa desfruta de uma condição privilegiada no que se refere à qualidade da água tratada. Além de contar com mananciais e represas locais que permitem a captação da água antes do deságue no poluído Ribeirão Quilombo, também dispõe de uma estrutura de Saneamento Básico que já alcançou índices universais e que é cuidadosamente mantida pela Coden Ambiental, a concessionária municipal dos serviços de água, esgoto e lixo.
Esse ambiente ímpar já consolidou a água de Nova Odessa como uma das melhores no estado de São Paulo. Na RTP (Região do Polo Têxtil), foi a única considerada dentro dos limites de segurança pelo recente levantamento da ONG Repórter Brasil, que identificou a quantidade de substâncias tóxicas na água tratada de 763 cidades brasileiras.
Resultados tão expressivos devem-se também ao trabalho realizado pela equipe técnica da Coden, que monitora todas as etapas do sistema de abastecimento, desde as estações de captação da água bruta, a estação de tratamento, os reservatórios de armazenamento de água tratada, as redes de distribuição até o hidrômetro na entrada do imóvel dos consumidores.
Só na Estação de Tratamento de Água – ETA 1, diariamente são realizadas análises para avaliar características da água como cor, turbidez, cloro, pH, flúor, coliformes totais e coliformes fecais. Outros 107 parâmetros são avaliados trimestralmente por laboratório acreditado, entre eles agrotóxicos, substâncias orgânicas e inorgânicas, subprodutos de desinfecção e radioatividade.
Apesar de todo esse cuidado, pode acontecer de, vez ou outra, a água sair pela torneia com uma coloração branca. Os técnicos da Coden esclarecem que isso não é motivo de preocupação. Se consumida, essa água não causa prejuízo à saúde, pois sua cor não está relacionada com excesso de cloro adicionado durante o tratamento ou a qualquer outro tipo de impureza. Trata-se apenas da presença de microbolhas de ar.
A água fica branca em função da pressão exercida no líquido ao passar pelas tubulações da rede que serve o município, o que é comum após as interrupções de abastecimento. Seja nas manutenções preventivas ou na correção de falhas inesperadas, as tubulações que antes estavam cheias de água passam a dar espaço ao oxigênio. Quando o serviço volta a ser fornecido, o ar presente nos canos é dissolvido na água, fazendo com que ela obtenha uma coloração mais branca do que o normal.
Com o tempo, a água branca que saiu da torneira volta a ser incolor. Basta encher um copo e deixar ele parado por alguns minutos. Isso acontece porque o ar é liberado no ambiente. No entanto, água que sai pela torneira com coloração marrom, mau cheiro ou gosto ruim pode estar contaminada. E muitas vezes, o problema não está no abastecimento público, mas nas instalações da residência. Esses casos devem ser comunicados à Coden pelo 0800 771 1195.
https://coden2.metamorfoseagdigital.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Untitled-design.jpghttps://coden2.metamorfoseagdigital.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Untitled-design.jpg