Coden Ambiental prossegue com manutenção preventiva e corretiva na ETE Quilombo

A Coden Ambiental, responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, iniciou a segunda fase da manutenção preventiva e corretiva nas instalações da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Quilombo. Desta vez, a ação está contemplando a estação elevatória 2, com lixamento, aplicação de proteção anticorrosiva e pintura nas tubulações, comportas, eletrodutos e demais estruturas metálicas.

 

A iniciativa também inclui a reforma da peneira por onde passa o resíduo fino e a troca da válvula borboleta que controla a entrada dos efluentes na peneira. A nova válvula é do tipo gaveta, que apresenta mais eficiência na vazão e menor acúmulo de sujeira em relação a antiga, contribuindo com a qualidade do tratamento do esgoto.

 

Os serviços da segunda fase da manutenção na ETE começaram a ser executados em 16 de novembro e deverão ser concluídos até o final de dezembro. A primeira fase ocorreu em setembro com a pintura de todas as tubulações da estação elevatória 1, além de lavagem e reparos dos telhados, escadas e conduítes.

 

De acordo com a responsável técnica da ETE Quilombo, a engenheira química Camila Jorge Gomes, as próximas etapas da manutenção acontecerão a partir de janeiro de 2022 abrangendo os reatores, a sala das centrífugas, a sala do gerador de hipoclorito, o tanque reserva, entre outros setores.

 

“A corrosão nas peças e estrutura da ETE é bastante acelerada em função da emissão de alguns gases durante o processo de tratamento de esgoto. Para minimizar esse impacto, fazemos uma rígida gestão dos produtos utilizados e mantemos os cuidados necessários para que as nossas instalações permaneçam bem conservadas”, afirmou a engenheirahttps://coden2.metamorfoseagdigital.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Imagem3.jpghttps://coden2.metamorfoseagdigital.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Imagem3.jpg

Veja Também

Principais Serviços

Novo Portal
da Transparência

Siga-nos nas Redes

Concursos e
Processos Seletivos