A Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa realiza nesta quarta-feira, 30 de novembro, a troca do conjunto motobomba responsável pela pressurização das redes de distribuição de água tratada dos jardins Klavin, Capuava, Eden, Maria Rapozeiro Azenha e Marajoara, além dos vários bairros de chácaras de veraneio da região Oeste da cidade.
Por isso, o abastecimento das redes destes bairros será temporariamente suspenso das 8 às 14 horas, período em que os imóveis serão abastecidos apenas pelas caixas d’água domésticas. A orientação da Companhia é para que os consumidores dessas áreas economizem água durante toda esta quarta-feira.
A troca pode terminar antes mesmo do tempo previsto, adiantando a normalização no abastecimento. Em casos de impossibilidade de realizar a obra por motivo de força maior, como as intempéries, a obra será reprogramada para outra data, que também será comunicada com antecedência.
O conjunto motobomba anterior será reformado e vai permanecer como equipamento reserva. O investimento da Coden na troca deve ficar em torno dos R$ 4 mil.
A medida também afeta os seguintes bairros de chácaras: Campo Belo, Estância Hípica, Parque dos Pinheiros, Recanto do Guarapari, Chácaras Central, Bosque dos Eucalíptos, Vale dos Lírios e Recanto Solar. No caso dos jardins Eden e Marajoara, o corte momentâneo da água será parcial, atingindo apenas determinadas regiões destes bairros.
Segundo o diretor presidente da Coden, engenheiro Ricardo Ongaro, a bomba a ser trocada é responsável por elevar a pressão das redes destes bairros e está ligada a uma das quatro adutoras de água tratada que saem do Sistema Klavin.
O Sistema Klavin é composto por quatro reservatórios de 1 milhão de litros cada, que recebem a água da ETA (Estação de Tratamento) do Jardim Bela vista. Os reservatórios ficam na margem Norte da Rodovia Rodolfo Kivitz, próximos ao início da Rua Tamboril.
“Trata-se da atualização do buster do Sistema Klavin, que pressuriza uma das quatro adutoras que saem dos reservatórios. Por causa do pouco desnível geométrico entre os reservatórios e os imóveis consumidores, apenas os bairros atendidos por esta adutora exigem que a água seja bombeada. As outras três adutoras ganham naturalmente pressão graças ao desnível maior e à força da gravidade”, explicou Ongaro.
Interrupção em parte do Centro é na 5ª-feira
Já na quinta-feira, dia 1º de dezembro, aproximadamente 80 imóveis, de quatro quadras do Centro da cidade, serão ligados à rede aérea provisória de abastecimento denominada “by pass”. Trata-se de uma das etapas necessárias à obra da troca da rede de água de ferro fundido por tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), material sintético com 100 anos de garantia e que apresenta menor índice de vazamentos e perdas.
Para que os imóveis sejam ligados à rede temporária (que já foi previamente instalada nos postes e fachadas) e a troca dos tubos possa acontecer, o abastecimento também deverá ser provisoriamente suspenso das 7h30 às 15h30 – programação que pode ser alterada em função das intempéries.
O bloco de quatro quadras beneficiadas desta vez está compreendido entre as ruas Ernesto Mauerberg, Professor Carlos Liepin, Anchieta e Independência (o que inclui os imóveis dos trechos das ruas 13 de Maio e Riachuelo inseridos neste quadrilátero). Estes imóveis devem permanecer ligados à rede provisória por até 60 dias.
Em seguida, serão feitas as ligações provisórias nos demais imóveis da Ernesto Mauerberg para cima, até a Eddy de Freitas Crissiuma, completando o “bloco 9” da obra.
A Coden investe R$ 3.527.804,31 na troca de 11.800 metros de tubos de ferro por tubos de PEAD. É uma das mais importantes obras do Plano Diretor Municipal de Combate às Perdas de Água Tratada. Deste total, 80% são recursos oriundos da Cobrança Pelo Uso da Água dos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
Serão beneficiados aproximadamente 1.000 imóveis, de 17 ruas e avenidas do Centro. A obra é realizada através do método não destrutivo do Rompimento Dinâmico, ou seja, sem a abertura de valas contínuas no asfalto, o que reduz em 95% o transtorno aos pedestres e motoristas.