A água da Coden Ambiental só chega à sua casa depois de ser devidamente tratada, analisada e considerada boa para consumo. Tudo começa com a captação de água bruta nas represas. Depois, essa água segue para as Estações de Tratamento de Água – ETA 1 (no bairro Bela Vista) e ETA 2 (no bairro Chácaras Recreio Represa) -, que dispõem de um sistema de remoção de impurezas composto por tanques floculadores, tanques decantadores e tanques com filtros.
O processo se inicia com a coagulação e a floculação, fases do tratamento em que as partículas sólidas unem-se em flocos maiores, os quais sedimentam-se no fundo dos decantadores. A filtração é a última barreira empregada para segurar as impurezas da água, que na sequência passa pelo processo de desinfecção. Neste último passo, a água recebe cloro para a eliminação de micro-organismos causadores de doenças, hidróxido de cálcio para correção de pH e, também, flúor para a prevenção de cáries.
Para garantir maior assertividade na dosagem das substâncias utilizadas no tratamento, as estações ainda contam com laboratório para análise da água, com instrumentos como peagâmetro, turbidímetro, monômetro, medidores de flúor e analisadores de cloro.
Depois de tratada, a água é levada à população por meio de um sistema de 12 reservatórios, com capacidade de 12.750 metros cúbicos de armazenamento, e uma rede de distribuição de 295 quilômetros de extensão.
Coden Ambiental, responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa.