Não encontrou o que procurava? Faça sua busca logo abaixo:

Coden moderniza ETA, reduz custo de tratamento e melhora qualidade da água
Publicado em 08 de Maio de 2019 por Assessoria de Imprensa

Em operação desde janeiro na ETA (Estação de Tratamento de Água) de Nova Odessa, o gerador de hipoclorito de sódio (cloro) reduziu o custo do processo de desinfecção da água, principal etapa do processo de tratamento, segundo a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelo abastecimento de água no município. A tecnologia substituiu o uso de cilindros de cloro gás e ampliou a eficiência da estação.

O gerente químico-operacional da ETA, Evaldo Coradini, destaca as vantagens da nova tecnologia. “A principal delas é a melhora substancial na qualidade da água. Outro ponto importantíssimo é a segurança. Antes, usávamos gás cloro, um produto perigoso para manipulação. Com o gerador, produzimos o hipoclorito de sódio com água, sal e energia elétrica, com custo menor”, avalia o gerente da estação de tratamento.

Por trás da segurança e da nova dinâmica no processo de produção, está a eficiência do gerador, que é mais fácil de operar, tem manutenção mais barata e aplicação automatizada. “O equipamento dinamizou o processo de cloração da água e permite que tratemos mais, com qualidade superior”, completa Coradini.

O diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, explica que a modernização do processo de cloração da água - etapa do tratamento que anula a atividade de micro-organismos patogênicos, algas e bactérias - faz parte de uma série de investimentos e ajustes feitos pela companhia para otimizar o sistema de abastecimento e aumentar a disponibilidade de água tratada para a população de Nova Odessa.

“A substituição do gás cloro pelo gerador de hipoclorito de sódio tornou nossa estação de tratamento mais eficiente e alinhada ao que existe de mais moderno e seguro no mercado. É essa excelência que buscamos em todo sistema. E, para isso, temos investido, trocando redes antigas por tubos de alta resistência e maior durabilidade e adquirindo equipamentos que nos ajudem a diminuir as perdas na rede de distribuição. Assim, vamos ter mais água com qualidade”, analisa o presidente da companhia.


INVESTIMENTOS. Nos últimos seis anos, a Coden substituiu 50 quilômetros de redes antigas por tubulação de alta densidade, trocou 6,6 mil ligações residenciais e 11 mil hidrômetros, adquiriu sensores de vazamento e equipamentos modernos de controle de pressão; tudo para ampliar o monitoramento dos sistemas de captação e distribuição e dar estabilidade ao sistema. Foram mais de R$ 50 milhões investidos.

A modernização do sistema permitiu a redução do índice de perdas de água tratada de 45,1% em 2012 para 26% em 2018 e ampliou a disponibilidade de água na rede. Em 2013, a empresa tratava 17,5 milhões de litros de água por dia para atender toda a cidade. Hoje, a companhia consegue atender uma população maior tratando 3 milhões de litros a menos.

INSTITUCIONAL
FALE CONOSCO

Rua Eduardo Leekning, 550, Jardim Bela Vista - Nova Odessa/SP
Horário de atendimento ao consumidor: de segunda a sexta-feira das 8:30h as 16:00h - (19) 3476-8500 | (19) 0800-7711195
MÍDIAS SOCIAIS
Facebook Twitter