Não encontrou o que procurava? Faça sua busca logo abaixo:

População pode agendar visitas e conhecer o tratamento de esgoto
Publicado em 21 de Agosto de 2018 por Assessoria de Imprensa

 Com o intuito de popularizar o sistema de tratamento de esgoto no município, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) está implantando o ‘Programa de Visitas Monitoradas na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo’. Com isso, os cidadãos interessados em conhecer como funciona o local podem agendar a realização de visitas com o acompanhamento de técnicos.

“Além da população poder ter acesso aos processos de como é tratado todo o esgoto doméstico coletado, pra saber onde vai e qual o destino final dos efluentes saídos de suas casas, é uma forma de transparência dos recursos públicos”, explica o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro. “Investimos milhões de reais na ETE e as pessoas podem ver a tecnologia moderna, para benefício do meio ambiente”, diz.

Recentemente, um grupo de estudiosos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) visitou o local para conhecer a tecnologia do sistema U-Box, importada da Holanda e considerada a ideal para países tropicais. Ela economiza espaço físico, reduz custos operacionais, é automatizada e tem baixo impacto ambiental, além de praticamente não gerar odores e consumir menos energia que outras tecnologias.

Desde meados de 2015 o município não lança mais esgoto domiciliar no Ribeirão Quilombo e os efluentes industriais sem o adequado tratamento. Além da ETE Quilombo, Nova Odessa possui em funcionamento a ETE Palmital, responsável por uma pequena porcentagem do sistema. O município atualmente coleta 98% de todo o esgoto gerado no município e trata 100% do mesmo.
Impactos – “O nosso objetivo é que a população saiba que Nova Odessa trata seu esgoto corretamente”, reforça o secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza. “Que cada munícipe tenha conhecimento sobre os impactos ambientais disso e que nos auxilie a não descartar alguns dejetos no esgoto”, acrescenta.

Dentro da ETE Quilombo, os visitantes poderão também se deparar com o barracão que está sendo construído para realizar a compostagem do lodo gerado nos processos de tratamento de esgoto. O material será secado e reaproveitado com a fabricação de composto orgânico para adubar praças e jardins, ao invés de ir para aterro sanitário.

Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 35 milhões em obras nas redes de água tratada e sistema de esgoto. “Nova Odessa faz a sua lição de casa ambiental e devolve ao Ribeirão Quilombo uma água limpa e sem poluentes, resultante do tratamento de esgoto”, destaca o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, presidente do Consórcio das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos).

“Nós costumamos receber visitas de alunos de escolas públicas e privadas do município, além de especialistas e outros grupos. Queremos agora ampliar essa oportunidade para todos os cidadãos”, completa Ricardo Ongaro. Os interessados em agendar as visitas monitoradas na ETE Quilombo podem entrar em contato por email com a Assessoria de Comunicação da Coden – imprensa@coden.com.br.

INSTITUCIONAL
FALE CONOSCO

Rua Eduardo Leekning, 550, Jardim Bela Vista - Nova Odessa/SP
Horário de atendimento ao consumidor: de segunda a sexta-feira das 8:30h as 16:00h - (19) 3476-8500 | (19) 0800-7711195
MÍDIAS SOCIAIS
Facebook Twitter