Não encontrou o que procurava? Faça sua busca logo abaixo:

Nova Odessa é destaque em abastecimento e qualidade da água
Publicado em 26 de Fevereiro de 2018 por Assessoria de Imprensa
 Através da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), o Município está na 1ª colocação no Ranking de Abastecimento de Água e é em Qualidade da Água, entre as 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). É o que aponta o Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), em pesquisa realizada durante o 4º trimestre de 2017.
Com 809 pontos e obtendo Grau de Excelência, Nova Odessa lidera o ranking regional no quesito Abastecimento de Água. Quando analisados os índices de satisfação com a Qualidade da Água, a cidade obteve a 2ª colocação, com 814 pontos, ficando atrás somente de Santa Bárbara d’Oeste, com 815.
“São investimentos permanentes na captação, tratamento e distribuição de água tratada para a população, que trazem resultado positivo na avaliação dos consumidores”, destaca Ricardo Ongaro, diretor-presidente da Coden, responsável pelos serviços de água e esgoto. Relatórios anuais distribuídos nas contas atestam, através de análises, o atendimento aos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.
A Companhia mantém um sistema constante de acompanhamento dos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos da água bruta que chega das represas à ETA (Estação de Tratamento de Água), assim como da água distribuída pós-tratamento para a população. Amostras são coletadas diariamente em vários pontos, inclusive na ETA, e de hora em hora são feitas análises dos padrões de potabilidade.
Parâmetros – “Atendemos a todos os parâmetros exigidos pela Portaria 2.914, de 2011, do Ministério da Saúde: cor, turbidez, pH, flúor, etc”, garante o gerente-químico da Coden, José Hilário Pessoa. Ele cita como exemplo a manutenção do pH em médias de 7,3 e 7,4. “O pH da água deve estar acima de 6 e sem impurezas”, acrescenta.
A água de Nova Odessa é também monitorada pela Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e laboratórios particulares. As águas dos mananciais da cidade vêm dos Córregos Lopes 1 e 2 e Recanto 1, 2 e 3, nascentes locais que integram a microbacia a qual deságua no Ribeirão Quilombo, afluente do Rio Piracicaba.
O trabalho da Coden é também no sentido de garantir a disponibilidade do recurso hídrico. Através da troca de redes, de adutoras e de hidrômetros, além da setorização e da implantação do sistema de controle de pressões, o município reduziu as perdas físicas de 43%, em 2012, para 25% atualmente. Outro fator importante foi o desassoreamento de três represas de abastecimento, aumentando a reserva.
O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, preside o Consórcio PCJ e destaca os investimentos nos últimos anos. “Com trabalho de desassoreamento nas represas, recuperação de nascentes e troca de redes, diminuindo as perdas de água tratada, Nova Odessa tem hoje segurança hídrica”, frisa. “Mesmo assim”, pondera o Prefeito Bill, “as pessoas precisam continuar consumindo água com consciência”.
 
INSTITUCIONAL
FALE CONOSCO

Rua Eduardo Leekning, 550, Jardim Bela Vista - Nova Odessa/SP
Horário de atendimento ao consumidor: de segunda a sexta-feira das 8:30h as 16:00h - (19) 3476-8500 | (19) 0800-7711195
MÍDIAS SOCIAIS
Facebook Twitter