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Central de Controle Operacional monitora toda a pressão da água
Publicado em 06 de Outubro de 2017 por Assessoria de Imprensa
 Dando mais um passo para a redução ainda maior nas perdas de água tratada na rede de distribuição em Nova Odessa, foi inaugurada nesta sexta-feira (6) a CCO (Central de Controle Operacional). É uma sala de alta tecnologia dentro da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), onde são recebidas informações em tempo real e via telemetria de 52 PMPs (Pontos de Monitoramento de Pressão), de 11 VRPs (Válvulas Redutoras de Pressão) e o nível dos reservatórios.
Presidente do Consórcio das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, colocou o equipamento em funcionamento junto do diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, e da responsável pelo Departamento de Combate às Perdas, Caroline Pavan. À ocasião também estiveram presentes o vereador Levi Rodrigues Tosta, o chefe de gabinete da Prefeitura, André Faganello, e dirigentes do Consórcio PCJ.
A partir do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada, foi implantado o sistema de monitoramento e controle das pressões, para aumentar a eficiência do sistema. A soma dos investimentos na Central de Controle Operacional é de aproximadamente R$ 2 milhões, sendo a quase totalidade oriunda da cobrança pelo uso da água por parte da Agência das Bacias PCJ, incluindo-se a instalação dos equipamentos pela cidade e a aquisição dos itens para a CCO, além de adequações na sala.
O projeto prevê que as redes de abastecimento não sejam submetidas a pressões acima de 50 m.c.a. (metros de coluna d’água) nem abaixo de 10 m.c.a., conforme recomendado. Dentre as 11 VRPs instaladas, 3 são automatizadas, com parâmetros de pressão inseridos conforme a variação de vazão. Todo o controle e monitoramento são realizados dentro da sala especial, em monitor de 75 polegadas.
Os 52 pontos de monitoramento de pressão do sistema abrangem as partes altas e baixas dos setores, para obter diagnóstico fiel da realidade, podendo identificar possíveis vazamentos e fraudes. As informações dos sensores de pressão são armazenadas e encaminhadas a cada 15 minutos via remoto (por telemetria) até a Central de Comando Operacional, dando mais agilidade na tomada de decisões.
Níveis - Foram instalados também sensores de níveis nos reservatórios de abastecimento do município, com transmissão remota. Através do sistema online, os operadores da ETA (Estação de Tratamento de Água) ligam e desligam a bomba sem sair do laboratório para manobrar registros. “Com isso, evitamos que o reservatório extravase, o que também diminui as perdas de água”, explica Caroline Pavan.
Para o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, o objetivo da Central de Controle Operacional é permitir o planejamento, em tempo real, de todo o sistema. “Dessa maneira é possível reduzirmos ainda mais as perdas de água tratada na rede, que está atualmente em 29%, para chegar em breve aos 20%”, descreve. No País, a média das perdas nas empresas de saneamento fica entre 35% e 55%.
“Quando assumimos a Prefeitura, em janeiro de 2013, as perdas físicas estavam em 43%. Com muito investimento e trabalho conjunto com a Coden reduzimos drasticamente esse número, garantindo melhor serviço de distribuição de água tratada na cidade e diminuindo as perdas”, ressalta o Prefeito Bill.
“Além de reduzir vazamentos e as perdas na rede”, lembra o presidente do Consórcio PCJ, “a adequação das pressões faz com que o Município capte menos água bruta dos mananciais para abastecer a população, preservando recursos hídricos na natureza e assegurando a demanda em períodos de prolongada escassez de chuvas”. Conforme o Prefeito Bill frisa, “Nova Odessa tem feito a lição de casa”.
Nas últimas semanas a Coden vem reduzindo a pressão da rede de água tratada em ruas onde alguns pontos monitorados estavam fora dos padrões vigentes, em bairros como o Jardim Éden, Campos Verdes, Maria Helena, 23 de Maio, Flórida, Fadel, Vila Azenha e Vale dos Lírios. “O pessoal tem que se acostumar com a pressão normalizada e que não interfere em nada na prestação do serviço”, finaliza Ongaro.
 
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