Não encontrou o que procurava? Faça sua busca logo abaixo:

Conheça a história da Coden – Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa

Fundação


A Coden é uma “S/A” (Sociedade Anônima) de economia mista por ações e capital fechado, criada e constituída, com a devida autorização legislativa pela Prefeitura Municipal de Nova Odessa na primeira gestão do prefeito Manoel Samartin, através da aprovação da Lei Municipal nº 606, de 25 de fevereiro de 1977. Seus Estatutos Sociais foram aprovados pelo Decreto Municipal nº 383, de 25 de março de 1977.

A ata da Assembleia Geral de constituição da Coden, realizada em 30 de março de 1977 e lavrada em 1º de abril do mesmo ano, foi registrada perante a Junta Comercial do Estado de São Paulo, sob nº 678.409/77, em 24 de maio.



A acionista majoritária é a própria Prefeitura Municipal de Nova Odessa, que detém 99,96% das ações. Há 16 outros acionistas minoritários, todos pessoas físicas.

Atribuições


A Companhia foi criada com o objetivo inicial de construir obras públicas municipais. Veja aqui uma lista das principais obras públicas feitas pela Coden.

Em 1980, passou a ser a concessionária pública dos serviços municipais de Água e Esgoto, incorporando o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) da Prefeitura de Nova Odessa (que foi o primeiro órgão responsável pelo saneamento da cidade, fundado em 11 de dezembro de 1967).

Tais serviços foram outorgados à Coden pelo Decreto Municipal nº 540, de 23 de fevereiro de 1981, conforme autorização constante na Lei Municipal nº 752, de 30 de junho de 1980, e regulamentados pelo Decreto Municipal nº 541, de 24 de fevereiro de 1981.

Assim, a Coden passou a ser responsável pela implantação, ampliação, administração e exploração, com exclusividade, dos serviços de abastecimento de água, bem como pela coleta, afastamento, tratamento e destinação final de esgoto sanitário do Município.

Veja aqui uma lista das principais obras realizadas pela Coden na área de Saneamento Básico.

Estrutura Administrativa


A estrutura superior da Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa compreende:
Assembleia Geral – Órgão soberano da empresa, subordinando-se a ele os membros do Conselho Administrativo e da Diretoria Executiva.

Conselho Administrativo – É composto por 03 (três) membros, obrigatoriamente acionistas da Companhia, com mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos, cujas atribuições e poderes lhe são conferidos pela Lei Municipal nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e pelos Estatutos Sociais da Companhia. São eleitos também três conselheiros suplentes, os quais podem participar nas reuniões do Conselho, sem direito a voto. Dentre seus membros, a Assembleia escolhe e indica um Presidente, a quem compete convocar as reuniões desse órgão e realizar a triagem dos projetos, estudos e etc. a serem objeto de deliberação em reunião do Conselho Administrativo e/ou da Assembleia Geral.

Conselho Fiscal – É composto por 03 (três) membros efetivos e três membros suplentes, acionistas ou não, eleitos pela Assembleia Geral com mandato de um ano. Não tem subordinação hierárquica, embora faça parte da estrutura superior da sociedade.

Diretoria Executiva – É composta de 02 (dois) membros, sendo um Diretor Presidente e um Diretor Financeiro, com mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos, subordinando-se ao Conselho Administrativo e à Assembleia Geral.

Meta


A meta da Coden, como empresa responsável pela gestão dos serviços de Água e Esgoto no Município de Nova Odessa, é prestar, de maneira profissional e eficaz, serviços de Saneamento Básico a todos os consumidores residenciais, comerciais e industriais, abrindo caminho para o desenvolvimento perene e sustentável da cidade, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população, preservando o meio ambiente e universalizando o acesso às redes.

Curiosidades


• Na primeira Assembleia Geral de 1977, de constituição da Coden, foram escolhidos para as primeiras composições destes órgãos:
Membros do Conselho Fiscal: Efetivos: Dante Antonio Gazzetta, Dorival Antonio Gazzetta e Milton Marques da Silva. Suplentes: Gilson Constâncio, Simão Welsh e Elinier Kokol.

Membros do Conselho de Administração: Efetivos: Moacir Vilela, Antonio Carlos de Almeida e José Francisco Gonçalves. Suplentes: Atayde Gomes, Dietrich Rudolf Frederick Otto Reibel e Tereza Aparecida Bassora.

Diretoria Executiva: Ismael Carlos Ferreira (Diretor Presidente) e José Carlos Aparecido Hansen (Diretor Financeiro).

Miguel Ferreira foi o primeiro funcionário admitido pela Coden, em 13 de junho de 1977, com salário de Cr$ 1.310,74 por mês, para exercer a função de auxiliar de serviços gerais.

• O primeiro computador da Coden foi adquirido em 1989, para a impressão de contas de água.

Leia mais sobre a Coden em Pesquisa Escolar.

INSTITUCIONAL
FALE CONOSCO

Rua Eduardo Leekning, 550, Jardim Bela Vista - Nova Odessa/SP
Horário de atendimento ao consumidor: de segunda a sexta-feira das 8:30h as 16:00h - (19) 3476-8500 | (19) 0800-7711195
MÍDIAS SOCIAIS
Facebook Twitter