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Perguntas Frequentes

Abaixo, as perguntas mais frequentes feitas em nosso balcão de atendimento e via telefone. Clique sobre as perguntas para visualizar suas respectivas respostas.

Caso não encontre aqui a resposta para o que procura, entre em contato pelo Fale Conosco.

Que documento preciso apresentar para solicitar o serviço de ligação de água e esgoto e/ou abertura de água?

A cobrança de valores em minha fatura referente à coleta e afastamento de esgoto é devida?

Tenho direito a desconto/retificação da minha fatura após identificar e consertar um vazamento interno?

Sim. Na hipótese de constatação de consumo superior a média dos últimos 6 (seis) meses e sendo o mesmo proveniente de um vazamento interno não resultante de ato doloso, a CODEN mediante requerimento do consumidor ou laudo interno do departamento de fiscalização, desconsiderará conforme o caso a conta originária, lançando outra em substituição, que terá valor total equivalente a média de consumo medido nos últimos 4 (quatro) meses anteriores ao vazamento, acrescido de 50% (cinquenta por cento) do volume obtido através da média realizada.

Por que trocou o meu hidrômetro antigo e o consumo aumentou?

Os hidrômetros antigos realmente tem deficiência no registro do consumo, haja vista o seu prazo de vida útil expirado; e após a troca do equipamento não há acréscimo no consumo, e sim o registro do volume real da água consumida.

Como faço para tirar a segunda via de uma fatura?

Para emissão da 2ª via da fatura você precisa ter em mãos o código do consumidor (n° da conta) ou n° do hidrômetro ou inscrição cadastral.

Na página inicial, clique no acesso rápido (lado direito) em 2ª Via (ou clique aqui).
Preencha apenas um dos dados solicitados (n° conta ou n° do hidrômetro ou inscrição) e clique no botão 2ª via.
Aparecerá a relação das contas que se encontram em aberto.
Clique sobre a conta em aberto desejada para a emissão da 2ª Via.

Também poderá ser emitida no Setor de Atendimento desta Companhia.

Como faço para verificar se possuo débitos junto a CODEN?

Para verificação de débito você precisa ter em mãos o código do consumidor (n° da conta) ou n° do hidrômetro ou inscrição cadastral.

Na página inicial, clique no acesso rápido (lado direito) em 2ª Via (ou clique aqui).
Preencha apenas um dos dados solicitados (n° conta ou n° do hidrômetro ou inscrição) e clique no botão 2ª via.
Aparecerá a relação das contas que se encontram em aberto / levantamento de débitos.


Também poderá ser emitido no Setor de Atendimento desta Companhia.

A CODEN realiza o serviço limpeza de caixa d’ água?

Não, a CODEN não disponibiliza o serviço de limpeza de caixa d’água de seus consumidores.

Em nosso site possuimos um guia de como realizar corretamente a limpeza da caixa d'água doméstica. Clique aqui ou selecione o guia através do menu esquerdo de navegação do site, Pesquisa Escolar -> Limpeza de Caixas D'água.

Como devo proceder para alterar o nome do consumidor em uma fatura?

Você deve comparecer ao setor de atendimento da CODEN para preencher solicitação de alteração cadastral. Tenha em mãos os seguintes documentos:

- CNPJ (pessoa jurídica)
- CPF (pessoa física)
- Contrato de compra e venda, escritura ou IPTU

Em minha fatura consta mensagem “há débitos em atraso, pague-os em banco”, o que devo fazer?

No Setor de Atendimento da CODEN ou no site você pode verificar quais as pendências e se não possuir as respectivas faturas, pode emitir 2ª via para efetuar o pagamento nas agências bancárias.

Para emissão do levantamento de débitos ou de 2ª via da fatura você precisa ter em mãos o código do consumidor (n° da conta) ou n° do hidrômetro ou inscrição cadastral.

Na página inicial, clique no acesso rápido (lado direito) em 2ª Via (ou clique aqui).
Preencha apenas um dos dados solicitados (n° conta ou n° do hidrômetro ou inscrição) e clique no botão 2ª via.
Aparecerá a relação das contas que se encontram em aberto.
Clique sobre a conta em aberto desejada para a emissão da 2ª Via.

Também poderá ser emitida no Setor de Atendimento desta Companhia.

Estou tentando comunicar-me com a CODEN através do 0800, porém minha ligação não é completada. Como devo proceder?

A CODEN não tem nenhum sistema que impeça de completar uma ligação para o seu 0800.

A restrição é imposta pelas operadoras de telefonia. Sugerimos que você entre em contato com a sua operadora e verifique o conteúdo/restrição dos serviços contratados.

Como devo proceder para verificar se tenho vazamento interno na minha residência?

Em nosso site possuimos um guia de como identificar vazamentos. Clique aqui ou selecione o guia através do menu esquerdo de navegação do site, Pesquisa Escolar -> Economia de Água/Identificação de Vazamento.

Estou com falta de água, o que devo fazer?

Antes de ligar para a CODEN, verifique:

- se o registro da entrada da residência está totalmente aberto;
- se o registro estiver totalmente aberto e constatado que está realmente sem água, verifique com os vizinhos laterais para saber se o problema é local (na residência) ou geral (na rua toda);
- se não existe nenhuma pendência/débito com a CODEN, que tenha provocado o corte.
- se no site da CODEN não existe nenhum aviso sobre rompimento de rede.

Se nenhuma das opções acima se aplicar, entre em contato com a CODEN.

A CODEN sempre avisa quando vai faltar água?

A CODEN avisa a população com antecedência sobre uma interrupção somente quando se trata de serviço programado, no jornal da cidade, no site e nas redes sociais (Twitter e Facebook).

No caso de serviços emergenciais e imprevistos, como por exemplo um rompimento de rede, não há tempo hábil para avisos na imprensa impressa, pois a solução deve ser imediata para que não haja prejuízo à população e nem desperdício de água, porém sempre comunicamos a população imediatamente através do site e redes sociais.

Quais os procedimentos para implantação de Empreendimentos/Loteamentos?

Procedimentos para Implantação de Empreendimentos/Loteamentos:

1. Diretriz básica p/ elaboração de projetos p/ implantação de rede de abastecimento de água e rede coletora de esgoto.

- Requerimento
- Orientação para elaboração de projetos (clique aqui para acessar o manual de orientação)
- Matrícula do imóvel
- Projeto Urbanístico/Planialtimétrico
- Pagamento de Taxa (Resolução ARES-PCJ em vigência)


2. Análise Prévia de projetos p/ implantação de rede de abastecimento de água e rede coletora de esgoto.

- Requerimento
- 2 (duas) vias do projeto
- 2 (duas) vias dos memoriais descritivos
- Pagamento de Taxa (Resolução ARES-PCJ em vigência)


3. Aprovação dos projetos p/ implantação de rede de abastecimento de água e rede coletora de esgoto.

- Requerimento
- 5 (cinco) vias do projeto
- 5 (cinco) vias dos memoriais descritivos
- 1 (uma) via digital dos projetos
- Pagamento de Taxa (Resolução ARES-PCJ em vigência)

INSTITUCIONAL
FALE CONOSCO

Rua Eduardo Leekning, 550, Jardim Bela Vista - Nova Odessa/SP
Horário de atendimento ao consumidor: de segunda a sexta-feira das 8:30h as 16:00h - (19) 3476-8500 | (19) 0800-7711195
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